Sindicato obtém liminar e Santander tem de garantir feriado

Grande vitória para a categoria. O Sindicato dos Bancários da Bahia conquistou liminar na Justiça proibindo o Santander de convocar os funcionários para trabalhar nos feriados antecipados, decretados pelo governo do Estado e prefeituras municipais como forma de conter o avanço do coronavírus. 


Agora, a entidade acompanha para que o banco espanhol seja notificado o quanto antes. Após um fim de semana de intensas negociações, apenas o Santander descumpriu o acordo de manter um número mínimo de funcionários nas unidades para abastecimento dos caixas e outras demandas. O atendimento ao público também tem de ser  suspenso entre segunda-feira (25/05) e quarta-feira (27/05). 


Com o desrespeito do banco espanhol, o Sindicato teve de ir à Justiça. A decisão judicial estabelece uma multa para o Santander de R$ 2 mil por bancário que estiver trabalhando. Além disso, diz que não é só para manter as agências fechadas, sem atendimento ao público, como também não ter expediente interno em respeito aos feriados. A sentença precisa ser cumprida imediatamente. 


“O Santander descumpriu o isolamento social. Nós vamos acompanhar para que a decisão da Justiça seja cumprida. Não aceitaremos o desrespeito aos trabalhadores, bancários, vigilantes e prestadores de serviço”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Novas informações serão divulgadas no site e no aplicativo Bancários Bahia.