Cobrança abusiva de metas em pauta no Santander

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prática de assédio moral e cobrança abusiva de metas tem feito parte da rotina dos funcionários do Santander. Durante a reunião por videoconferência com a direção do banco, nesta quinta-feira (04/06), o assunto foi o centro dos debates.


Depois da campanha da empresa, em que cada funcionário teria de vender 10 produtos até o dia 10 de junho, foi denunciado durante a reunião o abuso dos gestores na cobrança de metas. Além disso, os funcionários são constrangidos a postar fotos com cartaz mostrando a produção. Os representantes do Santander ficaram de avaliar as práticas.


A necessidade testagem em massa dos bancários foi colocada em pauta pelo diretor do Sindicato da Bahia, Adelmo Andrade. Atualmente, Salvador possui 22 funcionários contaminados e 7 agências fechadas por conta da Covid-19. O banco alega que encontra dificuldade em obter os testes e não tem previsão para realizar os exames.


O desrespeito sobre os feriados antecipados decretados pelo governo do Estado e algumas prefeituras também esteve em pauta. Contrariando a decisão da Fenaban (Federação Nacional Bancos), o Santander insistiu na abertura das unidades. A alegação é de que a empresa não reconheceu as antecipações, mesmo com os decretos, e que os dias trabalhados serão pagos como dias normais.


Além do diretor do Sindicato Adelmo Andrade, participaram da reunião o diretor da Feeb, José Antônio, a representante do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Grassa Felizola, a representante do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Sandra Freitas, a representante Sindicato dos Bancários de Camaçari, Thaise Mascarenhas e a representante das Relações Sindicais do Santander, Fabiana Ribeiro.