Fique atento. Covid-19 gera confusão de sintomas

A população tem de ficar atenta a todos os sintomas do coronavírus, para não procurar um posto de saúde sem necessidade e correr o risco de contrair a doença. Muitas pessoas que sofrem de ansiedade, por exemplo, e têm falta de ar, confundem com a Covid-19.


Para diferenciar a alteração respiratória provocada em ambos os casos, é importante observar se além da falta de ar, a pessoa apresenta outros sintomas típicos do coronavírus, como febre, tosse seca, perda de olfato e do paladar. Tem mais, no caso de infecção pelo vírus, a falta de ar aumenta ao realizar algum esforço ou exercício físico. 


O aumento dos quadros de pacientes com ansiedade e síndrome o pânico durante a quarentena já era previsto por médicos e psicólogos do Brasil. Os efeitos da pandemia e do isolamento social, segundo os profissionais, têm ligação direta com a forma que as pessoas recebem as notícias sobre o coronavírus. 


Por isso, é importante filtrar as informações e procurar distrair a mente com atividades, como leitura, exercício físico em casa, música. Vale até se arriscar na cozinha.