Banco Alfa descumpre acordo com trabalhadores

Apesar de ter assinado um acordo de redução de jornada de trabalho com redução salarial, o Banco Alfa não cumpre o compromisso firmado e continua explorando os funcionários. O Sindicato dos Bancários da Bahia recebeu denúncias de que os trabalhadores estão com carga horária de 8 horas diárias, cobranças de metas e até demissão.


Os bancários relatam que, mesmo com o acordo, trabalham normalmente, recebendo inclusive, demanda a noite. Os problemas de saúde não demoram para acontecer. Muitos funcionários estão com insônia, esgotados mentalmente e constrangidos diante da exploração da empresa.


No acordo, seriam reduzidos salários e carga horária, e a renda dos trabalhadores seria complementada pelo BEm (Benefício Emergencial), para que o banco evitasse demissões. Mas não é o que acontece. Uma funcionária foi desligada só porque não tinha computador para o trabalho remoto.  


Somado a exploração em meio à pandemia do coronavírus, o Alfa não tem pago corretamente a remuneração variável. O valor é inferior a produção, além da falta de transparência no pagamento do benefício. 


Meses atrás, o Sindicato conseguiu que a remuneração fosse paga, já que o banco alegava que o pagamento da gratificação semestral poderia ser abatido da remuneração variável. Após a vitória, o pagamento voltou a ser regularizado, mas agora é depositado incorretamente.


O SBBA está ouvindo os trabalhadores e apurando o caso, inclusive em contato com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, que possui a maior base do Banco Alfa, para colher mais informações e atuar com o Comando Nacional.