Auxílio emergencial negado por erros do governo

Em mais um erro que só prejudica quem mais precisa, 8.026.527 de pedidos de auxílio emergencial foram negados em abril. No cadastro do governo federal, consta que os trabalhadores estão empregados. De acordo com a Dataprev, 1.066.801 recorreram. 


Para tentar solucionar o problema, a Defensoria Pública da União tem atuado nos casos de pessoas desempregadas, mas que aparecem com vínculo ativo nos registros oficiais. Resultado: não conseguem receber o benefício. 


A suspeita é de que o governo esteja usando bases de dados desatualizadas. No casos dos trabalhadores da iniciativa privada, a fotografia da análise é de março e quem perdeu o emprego em abril, considerado o primeiro mês do isolamento social, deve ser considerado inelegível. Porém, o órgão está em negociação com o governo para evitar a judicialização.


O auxílio de R$ 600,00 deveria ser pago aos desempregados e microempreendedores que estão parados, sem renda, por conta da pandemia de Covid-19, mas milhares de pessoas que não necessitam conseguiram receber o pagamento. 


O governo anunciou que o benefício terá mais duas parcelas com valor inferior, sendo que muitos trabalhadores ainda aguardam uma resposta para receber a primeira.