Mulher tem mais função doméstica do que homem 

As mulheres são responsáveis por funções mais pesadas em casa e têm menos tempo para se dedicar ao trabalho remunerado. É o que aponta a pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Segundo o levantamento, no ano passado, 149 milhões de brasileiros realizaram alguma atividade doméstica ou cuidado de pessoas onde habitam ou na casa de parentes. Em média, gastaram 16,8 horas semanais.  


Cerca de 92,1% das mulheres realizam afazeres doméstico enquanto entre os homens o índice era de 78,6%. Nos cuidados de pessoas em casa ou na de parentes, 36,8% são mulheres e 25,9% homens. 


Entre as atividades pesquisada, as mulheres continuam responsáveis por cozinhar e limpar a casa. Além de auxiliar nos cuidados pessoais, como alimentar, vestir e dar banho e nas atividades educacionais dos filhos. 


A divisão de tarefas só se equilibra em atividades como organização do lar, pagar contas e contratar serviços, fazer companhia e transportar os filhos. A única função que os homens mais assumiram ter realizado foi cuidar de pequenos reparos da casa, automóvel ou eletrodomésticos. 


O levantamento também mostra que a participação do homem nos afazeres de casa, cresce de acordo com a escolaridade. Entre os que possuem ensino superior completo, o percentual de ajuda é 30,3%. Entre os sem instrução, 21,3%.