STF obriga governo a divulgar dados da pandemia 

Não é de hoje que o governo Bolsonaro utiliza a censura como instrumento para tentar impedir que a sociedade tenha acesso a informações importantes sobre os rumos do país. Agora, em plena pandemia da Covid-19, tenta esconder os dados sobre o avanço do coronavírus, para maquiar uma falsa realidade e, desta forma, acabar com o isolamento social. 


Com a medida, o Brasil fica ainda mais isolado no cenário mundial. Mas, em liminar, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre Moraes, determinou a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos ao estado de calamidade pública, como o total de casos de contaminação e mortes pela Covid-19 no Brasil por parte do Ministério da Saúde.


Mesmo com os números alarmantes, o governo tenta manipular os dados. O absurdo é que depois de o país ter se consolidado como epicentro da pandemia, com mais de mil mortes diárias, ações como medir a febre e esconder o termômetro do paciente virou rotina para camuflar as informações. 


O Brasil registrou 37.134 mortes em decorrência da doença nesta segunda-feira. Foram 679 novos óbitos e 15.654 novos casos registrados em um dia, conforme dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). São 707.412 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.


Na tentativa de esconder a verdadeira situação, o governo Bolsonaro retardou a divulgação dos dados, depois retirou do ar o site responsável pela exposição dos número. Mas, ao liberar o site, deixou de expor a totalidade dos dados sobre a pandemia.