Desempregados têm auxílio negado por erro do governo

O auxílio emergencial deveria ser um socorro para as famílias prejudicadas durante a pandemia de Covid-19. Mas, os erros do governo só têm atingido as pessoas que precisam com urgência do dinheiro. Mais de oito milhões de brasileiros que declararam estar desempregados tiveram o benefício negado. Consequência do sistema desatualizado.


O trabalhador que recebeu o resultado da solicitação do auxílio como “benefício não aprovado” tem o direito de contestar o motivo da não aprovação ou realizar a correção de dados através de nova solicitação. Corrigir o erro é fácil. 


Basta o cidadão acessar o site auxilio.caixa.gov.br, clicar em “Acompanhe sua solicitação”, informar o CPF, marcar a opção “não sou um robô” e clicar e continuar. Depois é preciso informar apenas o código enviado via SMS para o celular do beneficiário. 


Logo após, aparece a mensagem “Auxílio Emergencial não aprovado” e o motivo é informado. Em seguida, são disponibilizados dois links. A primeira opção é “Realizar nova solicitação” para quem informou algum dado errado. A outra “Contestar essa informação”, se julgar as informações corretas, mas não concorda com o motivo da não aprovação.