Brasileiros estão estressados e dormindo mal

O brasileiro está mais ansioso, com problemas no sono e com a alimentação desbalanceada. O cenário instável do país, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e as incertezas sobre o futuro diante de um governo que nada faz para conter o avanço da Covid-19, pelo contrário, só piora o que está ruim, tem feito os níveis de estresse subirem consideravelmente. É o que aponta a pesquisa pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Universidade de Valencia, na Espanha. 


No Brasil, o isolamento social afetou os hábitos alimentares de 44% da população. Já na Espanha, o índice foi de 23%. Cerca de 50% dos brasileiros alegam alterações no sono e 51% se sentem mais estressados. Entre os espanhóis, são 38% e 34%, respectivamente.


Além das questões políticas e econômicas, a mudança de rotina, sobretudo o trabalho remoto e o aumento das cobranças, que não têm hora nem dia para serem feitas, contribuem para as mudanças. 


Tem ainda as dificuldades com o orçamento familiar. Milhões de pessoas tiveram queda nos rendimentos da noite para o dia e agora não sabem como quitar as contas do mês. Segundo o estudo, tudo isso age negativamente e um cidadão estressado tem mais probabilidade de ter problemas com o sono e com a alimentação, além de doenças, como a depressão.