Filas mostram que a Caixa precisa contratar mais

Depois de pressão dos sindicatos, a Caixa contratou cerca de 300 empregados aprovados no concurso de 2014, no início de maio, para atuarem, principalmente, nas agências do Norte e Nordeste. Mas, o número é insuficiente. Basta observar as filas diárias nas unidades do banco para chegar à conclusão.


Nos últimos cinco anos, o quadro de pessoal do banco despencou, saindo de 101 mil para cerca de 84 mil. Nos últimos 12 meses, foram fechados 713 postos de trabalho. Quer dizer, as recentes contratações são suprem nem o corte feito em um ano.


O resultado ficou muito mais visível nos últimos meses, com o caos nas unidades e a sobrecarga de trabalho extremamente elevada com o pagamento do auxílio emergencial para mais de 50 milhões de brasileiros atingidos pela crise causada pelo novo coronavírus. 


Importante destacar o papel exercido pela Caixa para o desenvolvimento do país. A Caixa é responsável pelos programas de inclusão social, como o Bolsa Família. Também é líder no mercado imobiliário e está presente nas obras de saneamento básico e infraestrutura.