Retomada econômica incerta no Brasil pós pandemia

Como já era esperado, pelo descaso total do governo Bolsonaro com a pandemia do coronavírus, os especialistas avaliam que o Brasil vai demorar e muito para recuperar a economia depois da crise da Covid-19. As pesquisas indicam que a recuperação brasileira será mais lenta do que em 90% dos países.


As linhas de créditos, que poderiam amenizar os impactos nas empresas, e também evitariam demissões em massa, não chegaram a ser efetivadas. Com isso, só retarda o processo de recuperação da economia brasileira.


Após ter subestimado a crise por diversas vezes, o presidente Jair Bolsonaro encara a pandemia de maneira caótica. Ao invés de investir em medidas capazes de resguardar a vida de brasileiros, focou atenção em uso de medicamentos que não são eficientes para doença, como a hidroxicloroquina, além de maquiar as informações sobre o número de casos da Covid-19.


O caminho apontado por especialistas é reduzir impostos sobre consumo, além de aumentar a renda para famílias de baixa renda, como a Alemanha tem feito, e socorrer empresas de pequeno e médio porte. O governo também deveria mostrar planejamento, para dar segurança e esperança para a sociedade brasileira, que se vê perdida diante do caos causado em parte pela pandemia e em outra pelo presidente.