Em maio, quase 9 milhões estavam em teletrabalho

Em maio, cerca de 8,7 milhões de brasileiros estavam exercendo as atividades do trabalho remoto no país. O número corresponde a 13,3% das pessoas ocupadas no Brasil. É o que aponta os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 


O estudo também mostra que no quinto mês do ano 84,4 milhões de pessoas estavam ocupadas. Dessas, 19 milhões estavam afastadas das atividades, equivalente a 22,5%. Desse universo, 15,7 milhões estavam afastadas devido ao distanciamento social causado pelo novo coronavírus. 


As mulheres são maioria no teletrabalho, chegando a 53,6%. Entre os homens, o percentual é de 46,4%. Ao segmentar por cor/raça, é escancarada a desigualdade social no país. Entre os trabalhadores que estão em atividade remota, 63,7% são brancos e apenas 34,3% são pardos ou pretos. 


Quanto a região, o Sudeste apresentou a maior quantidade de pessoas em trabalho remoto, cerca de 5,1 milhões. O número representa 59% do total. Por outro lado, no Norte, o percentual é de 7,1%, onde se tem apenas 326 mil pessoas estavam em atividade remota em maio.