Encontro do Santander debate demissões arbitrárias

O Encontro Nacional de Funcionários do Santander foi realizado nesta terça-feira (14/07) e teve como pauta principal as demissões realizadas pelo banco em plena pandemia do coronavírus. Os sindicatos de todo país avaliam que foram mais de 400 desligamentos entre junho e a primeira semana de julho. A pressão por metas e o motor de vendas também foram discutidos na reunião virtual.

Na primeira parte do evento, foi realizada uma palestra sobre comunicação em rede, com o debatedor Ricardo Negrão. Foi colocado como o movimento sindical pode melhorar as ferramentas a benefício da categoria. Os participantes concluíram a necessidade de qualificar as atividades de enfrentamento ao Santander através da comunicação.

Na segunda parte do encontro foi discutido o plano de lutas, em resistência aos problemas que o Santander tem apresentado contra os funcionários, principalmente quanto as demissões e ao Motor de Vendas. Ao final da reunião, os representantes aprovaram uma nota de repúdio contra o banco, contra os inúmeros desligamentos, o protocolo pandemia, e também sobre o abuso de metas e o assédio moral para cumprir em momento tenso vivido por todos os bancários.

O Encontro contou com a presença de 140 participantes de todo o país, onde foram apresentadas as demandas específicas de cada região. As pautas debatidas serão levadas à mesa de negociação com a Fenaban durante as negociações da campanha salarial, denunciando o absurdo que os funcionários são expostos diariamente, mesmo em tempos de crise como o atual.