Venda da Eletrobrás coloca: risco à soberania do país

O novo alvo de privatização do governo Bolsonaro é a Eletrobrás. A venda da empresa, uma das mais lucrativa do país, pode colocar em risco a soberania nacional no campo energético. Especialistas avaliam que a perda será inestimável também para a economia nacional.


Somente a Eletrobrás foi responsável por injetar R$ 23 bilhões na economia nos últimos dois anos. Ainda assim o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende privatizá-la, assim como outras três estatais, o Pré-sal Petróleo S.A., Porto de Santos, e os Correios.


Com a venda da empresa de energia, o governo Bolsonaro prevê captar apenas R$ 12 bilhões. Um péssimo negócio. Sem contar que o setor elétrico se trata de um insumo básico à população brasileira, importante para qualidade de vida, assim como para o funcionamento da economia.


O sistema da Eletrobrás é responsável por cerca de 70% do abastecimento elétrico do país. Entregar à iniciativa privada, e com grande probabilidade de ser estrangeira, significa a perda da soberania energética brasileira.