Sexta-feira tem a primeira reunião da minuta da Caixa

Nesta sexta-feira (07/08), a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) da Caixa e o banco participam da primeira reunião de negociação. Por videoconferência, o encontro, que debaterá a minuta de reivindicações para o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) com foco no teletrabalho, será das 11h às 13h. 
 

Ainda com a alta no número de contaminados e de mortes no país, é impossível definir quando a pandemia de Covid-19 vai acabar. Porém, o que o tem acontecido na Caixa com o trabalho remoto precisa ser definido, pois tem prejudicado os trabalhadores. As reclamações dos bancários que estão trabalhando de casa englobam a falta de jornada, cobrança de metas abusivas, sem ergonomia, dentre outras irregularidades.


A CEE defende o teletrabalho durante a pandemia pela proteção à saúde e à vida dos funcionários da instituição financeira, mas o debate referente à regulamentação sobre a jornada de trabalho, equipamentos, quem será responsável pela compra deles e estruturas da modalidade tem que acontecer o quanto antes. 
 

O movimento sindical ainda reforça a necessidade da ampla discussão com o banco quando a crise sanitária passar para que não sejam retirados os direitos dos empregados. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já afirmou que a empresa vai expandir o programa de trabalho remoto após a pandemia.


A pauta de reivindicações dos trabalhadores da Caixa se baseia em três eixos: defesa da vida (democracia; empresas públicas; bancos públicos e defesa da Caixa 100% pública), saúde (saúde e condições de trabalho; Saúde Caixa e Funcef) e direitos (CCT e ACT e contratações).