Manifesto contra a MP 995 e a venda da Caixa

Diante da ofensiva do governo federal ao lançar a Medida Provisória 995, que abre precedente para privatização da Caixa, sindicatos e entidades que atuam em defesa do trabalhador e do patrimônio público, lançaram um manifesto que discordam da ação nefasta. A MP ignora o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) para entregar as subsidiárias do banco ao mercado.


A Caixa é a maior operadora das políticas públicas direcionadas, principalmente, para a população com menor renda. Vide exemplo do auxílio emergencial, socorro em meio à pandemia do coronavírus, que o banco tem se destacado pela eficiência. A privatização, através do enfraquecimento com a venda das subsidiárias, representa perda do potencial em desenvolver ações que combatem a desigualdade no país.


As entidades representativas dos trabalhadores manifestam repúdio ao governo federal que tem o objetivo de pulverizar a atuação da Caixa, com a criação de subsidiárias de vários níveis, impossibilitando o próprio controle da atuação do banco. A luta agora é pela garantia da continuidade do papel social que a instituição desempenha, socorrendo milhões de brasileiros e fortalecendo a economia do país.