Comissão e BB voltam a negociar nesta sexta-feira

A terceira rodada de negociação entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e a direção da instituição financeira acontece nesta sexta-feira (14/08), às 10h, através de videoconferência. Na pauta, saúde e segurança.


A CEBB vai cobrar o fim das metas abusivas. Além do assédio, os bancários estão sobrecarregados com tanta demanda, sem contar com todo o estresse gerado pela pandemia causada pelo coronavírus. Parte dos funcionários trabalha nas agências e se expõe diariamente à contaminação pela Covid-19. 
 

Além de medidas que visem garantir a saúde física e mental dos empregados, o BB tem de rever urgentemente a cobrança exagerada por resultado, sobretudo, na crise e com mão de obra reduzida. Em 12 meses, foram eliminados 3.694 postos de trabalho. 
 

Com uma rotina exaustiva, o adoecimento é inevitável. Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de 2009 a 2018, mais da metade (56%) dos afastamentos de bancários foram reconhecidos como doença do trabalho. Entre as mais recorrentes, depressão, ansiedade, estresse e as LER/Dort. 
 

Prova do quão difícil é a jornada do bancários é que a incidência das doenças mentais e tendinites entre a categoria é no mínimo de três a quatro vezes maior do que na maioria da população, segundo o Observatório de Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho. 

Últimas notícias