BNB promete responder às demandas na próxima rodada

O BNB deve apresentar uma proposta sobre a minuta específica discutida com os funcionários nas negociações da campanha salarial na quarta-feira (19/08). A promessa foi feita durante a rodada desta sexta-feira (14/08), quando a direção da empresa e os representantes dos bancários debateram as cláusulas de saúde, Previdência e econômicas. 


Outras questões importantes, como o vale transporte para os trabalhadores que tiveram problemas com a suspensão da condução em algumas cidades em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, também estiveram em pauta. Ainda há pendências a serem resolvidas e banco e funcionários debatem a melhor solução para os casos. 


Sobre as perdas de função ocorridas durante a crise sanitária, os bancários cobraram critérios claros e objetivos, com a implementação de processos que deem clareza do que e como será a avaliação na função. Também questionaram a abertura de um novo PID (Programa de Incentivo ao Desligamento). 


Segundo as informações, a medida ainda está em avaliação. Há um estudo proposto com vários cenários, junto à Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), mas ainda sem finalização. O calendário de retorno ao trabalho presencial, já divulgado pelo BNB, foi outro assunto que entrou na discussão. 


A direção da empresa disse não se tratar de datas fixas, igual para todo o banco, e orientou aos gestores sensibilidade para compreender a situação de cada unidade e considerarem as situações diferenciadas dos funcionários como, ser ou ter membro da família em grupo de risco, estudando caso a caso. As entidades representativas devem acompanhar e interceder, inclusive junto à direção do banco, caso necessário.

 
Na avaliação do diretor da Feeb BA/SE, Waldenir Britto, “é necessário garantir a ultratividade, dialogar com o banco cada ponto da minuta e defender os direitos.  O funcionalismo sempre deu resposta positiva em todos os momentos, mesmo nos de crise. O banco precisa reconhecer esse esforço coletivo e materializar no acordo a ser assinado”.