Em mais uma negociação, Fenaban só enrola

Programada para discutir cláusulas sociais, a rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários desta sexta-feira (14/08) não deu em nada. Um fracasso, muita enrolação e conversa fiada da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que teve o desplante de alegar não ter condições de atender as reivindicações por causa de prejuízos com a pandemia, o que é uma tremenda inverdade.

Na realidade, os bancos apenas reduziram um pouco os lucros bilionários crescentes a cada ano, mas não deixaram de lucrar. Sem falar que logo no início da crise sanitária foram agraciados pelo governo Bolsonaro com “socorro” de R$ 1,2 trilhão e ainda tiveram a taxação sobre a lucratividade reduzida de 20% para 15%. O Comando deixou bem claro que não abre mão de jeito nenhum do aumento real e da PLR.

As conversações continuam na próxima semana, para quando a Fenaban inclusive anuncia a apresentação de uma pauta produzida pela entidade. Os bancários não vão aceitar embromação e se os bancos pensam que a pandemia pode evitar atitudes mais contundentes da categoria, estão redondamente enganados.