Movimentos sociais se unem contra a fome no país

Os movimentos sociais estão unidos contra a fome no Brasil. Prova disso foi o lançamento da Semana Nacional da Alimentação, nesta segunda-feira (12/10). A iniciativa, que encerra nesta sexta-feira (16/10), tem o intuito de realizar uma série de ações para denunciar o governo Bolsonaro e indicar saídas para a insegurança alimentar. 


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos cinco anos, o número de pessoas sem comida na mesa aumentaram em cerca de 3 milhões. Sobre o preço dos alimentos, o Dieese aponta alta de 11,22% ao ano no valor da cesta básica.


A Semana vai expor a triste realidade que os brasileiros enfrentam no momento. Ainda pretende denunciar os vetos do governo federal ao Projeto de Lei 735/2020, cujo objetivo é garantir a produção de alimentos pela agricultura familiar e camponesa. 


Outro ponto importante que estará em alerta nesta semana é a grande desnutrição entre os brasileiros, gerada principalmente pelos interesses do lucro. Muitos até se alimentam, mas com alimentos ultraprocessados. Produtos sem os nutrientes necessários e que são prejudiciais à saúde.