Micros e pequenas empresas enfrentam dificuldades

Apesar das tentativas de manter as portas abertas em meio à crise sanitária e econômica, as micro e pequenas empresas continuam enfrentando dificuldades. Grande parte dos recursos das medidas anunciadas pelo governo para socorrer os principias geradores de empregos no país durante a pandemia de Covid-19 não chegou. 


A burocracia é grande e as taxas de juros elevadas. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 50% dos micros e pequenos empresários nem tentaram recorrer ao crédito pelas dificuldades que encontram. Da metade que procurou ajuda, 22% obtiveram sucesso. Ou seja, apenas 15%. 


O movimento sindical se mostra preocupado com a burocracia para os empréstimos. Também destaca o papel social da Caixa e demais bancos públicos neste momento, especialmente com taxas de juros mais acessíveis. São os estatais que devem atuar para ajudar os segmentos mais impactados pela crise e o país sair da recessão que atravessa.
 

O acesso reduzido das empresas ao crédito na pandemia tem impacto negativamente na economia. O fim do pagamento dos auxílios e linhas de créditos emergenciais vai agravar ainda mais a situação dos pequenos e médios empresários que não estão conseguindo custear as despesas e dívidas.