Dia de Luta para barrar as demissões nos bancos 

No intuito de reforçar que os bancários estão alertas para as medidas arbitrárias das empresas, nesta quinta-feira (15/10) será o Dia Nacional de Luta Contra as Demissões nos Bancos. Os empregados trabalham sobrecarregados nas agências para atender bem os clientes, sofrem com assédio, são pressionados para bater metas altíssimas e agora precisam se preocupar se serão demitidos no final do dia. 


O Dia Nacional de Luta Contra as Demissões dos Bancos vai denunciar o descumprimento do acordo firmado com os sindicatos no início da crise sanitária de não demitir durante a pandemia de Covid-19. 


Sozinho, o Santander demitiu mais de 1 mil bancários em 2020. O Itaú colocou 400 pais e mães de família para fora e o Bradesco se nega a cancelar as 427 demissões realizadas até o momento. Já o Mercantil do Brasil, demitiu 18 funcionários somente em setembro.


A união do movimento sindical tem sido fundamental para chamar atenção da população e dos correntistas. Sindicatos de todo o país têm realizado protestos em frente às agências, tuitaços para denunciar a quebra de compromisso dos bancos e outras ações nas redes sociais desde o início do mês.