Governo Bolsonaro quer privatizar os Correios

O governo Bolsonaro segue traçando passos para privatizar as empresas estatais e dilapidar o patrimônio nacional. Além dos ataques aos bancos públicos, Eletrobrás e Petrobras, agora pretende enviar ao Congresso Nacional projeto de lei que dispõe sobre a privatização dos Correios.


Fundado há cerca de 357 anos, os Correios são um dos serviços públicos mais antigos e uma das maiores estatais do Brasil. Assim como a Caixa, as agências da empresa estão presentes em municípios e regiões mais distantes. Lugares onde um operador privado não vai ter interesse de manter o atual alcance do serviço postal para atender a população. 


Ao contrário do que diz o governo, a estatal é rentável. De acordo com informações da empresa, apenas em 2019 obteve lucro líquido de R$ 102,1 milhões. Outro exemplo da importância dos Correios é a entrega de livros didáticos, que só chegam à casa de milhões de brasileiros devido à logística da empresa. 


Os trabalhadores da estatal e movimentos sociais e sindicais que lutam pela preservação do serviço público estão mobilizados no Congresso pela aprovação do PDL 422/20. A iniciativa visa sustar o contrato que prevê estudos para a privatização dos Correios.