Caixa é condenada a prorrogar concurso. Vitória


Em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, a Caixa foi condenada a prorrogar o prazo do concurso público e a pagar indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 200 mil. Além disso, o banco terá de apresentar um plano relacionado ao quadro de pessoal. Sem dúvida, uma importante vitória.

A ação foi movida pelo MPT após diversas denúncias de contratação de terceirizados na empresa. O Sindicato dos Bancários da Bahia acompanhou todo o processo, juntamente com a Comissão de Aprovados no concurso da Caixa da Bahia, e reivindica há muitos anos, inclusive na Justiça, a ampliação no número de empregados. 

O Sindicato está atento para assegurar que a Caixa convoque os aprovados no concurso, já que a demanda no banco aumentou consideravelmente, sobretudo, com o pagamento do auxílio emergencial. Os bancários têm trabalhado sobrecarregados, inclusive, nos finais de semana. 

As contratações são urgentes. Não é de agora que a Caixa reduz o quadro de pessoal. Nos último cinco anos, a empresa cortou 20 mil postos de trabalho. A demanda, no entanto, só aumenta.