Negociações sobre ACT do BNDES seguem até quarta

As negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores do Sistema BNDES (banco, Finame e BNDESPAR) seguem até quarta-feira (21/10). 

É importante dizer que a prorrogação do prazo para o término das negociações foi autorizada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) depois de pedido de mais tempo feito na sexta-feira (16/10) pelas representações dos trabalhadores e patronal.

Na semana passada, seguindo encaminhamento da mediação pelo TST em 7 de outubro, foram realizados quatro reuniões virtuais entre as representações da empresa e dos funcionários nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro (um a mais do que estava previsto). 

Para a Comissão dos Empregados, a negociação avançou na reunião de sexta-feira (16/10), mas era necessário um tempo maior para finalizar a discussão.


Cláusulas
Estão em discussão as cláusulas pendentes que foram levadas à mediação no TST: “Despedida de Empregados das Empresas do Sistema BNDES”, “Liberação de Representante Sindical”, “Repasse das Mensalidades Associativas”, “Informação sobre Plano de Saúde” e “Informação sobre Estatuto e/ou Regulamento Previdenciário da FAPES”. (AB)