Plano do governo é vender área digital da Caixa

As ameaças e investidas do governo Bolsonaro contra a Caixa e outras estatais não param. Agora anunciou que planeja vender as ações do braço digital do banco em seis meses. Mais um ataque a uma área estratégica e rentável ao Brasil.


Foi através do Banco Digital que mais de 64 milhões contas foram digitalizadas para a concessão do auxílio emergencial para os trabalhadores atingidos pela pandemia de Covi-19 e outros benefícios. 


“O quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda, mas pessoas que foram bancarizadas pela primeiríssima vez, então elas vão ser leais pelos restos de suas vidas”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. O questionamento reforça cada vez mais que a única preocupação do governo é garantir o lucro à iniciativa privada e não beneficiar a população mais carente. 

Lembrando que a Corte do Supremo Tribunal Federal liberou a venda das subsidiárias das estatais sem a autorização legislativa. Se aproveitando, o governo publicou a Medida Provisória 995, que abre brechas para a privatização da Caixa, através da criação de subsidiárias. 


Diante disso, as entidades representativas, parlamentares e movimentos sociais estão unidos para derrubar a MP no Congresso Nacional e lutam pela preservação dos bancos públicos.