Plano Estadual de comunicação é implantado na Bahia

Atitude pioneira para o resto do país, o Estado passa a contar com o Plano Estadual de Comunicação. Aprovado nesta quinta-feira (22/10), por videoconferência, pelo Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia, juntamente com o Secretário de Comunicação Social do Estado e presidente do Conselho de Comunicação, André Curvello, o documento é fruto de amplo debate entre governo do Estado, sociedade civil, entidades de classe, sindicatos, empresas de comunicação, trabalhadores e associações.


O principal objetivo do Plano Estadual é contribuir para a democratização da comunicação, além de garantir o acesso do cidadão à informação. Como é feita pelo Conselho Estadual de Comunicação, que tem representantes de diversos segmentos da sociedade, a iniciativa reforça o senso democrático da Bahia, que assume posição de vanguarda pelo projeto inédito no Brasil.


O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e membro do Conselho Estadual de Comunicação, Adelmo Andrade, participou da reunião e destacou o trabalho realizado de forma conjunta. “Acredito que a elaboração e aprovação desse plano servirá de exemplo para todo o Brasil. O texto foi elaborado através de diversas conversas e contribuições de entidades de diversos segmentos. Acreditamos que agora colocaremos em prática essa decisão e tudo que compõe esse documento” acrescentou.


Previsto na constituição baiana, o Plano Estadual de Comunicação Social é uma demanda que vinha sendo trabalhada desde 2015.