Alimentos essenciais seguem com disparo de preço

Os brasileiros já não sabem o que fazer para se alimentar de forma digna. Após os preços do arroz, do óleo e da carne dispararem, a batata também subiu de valor, se tornando o novo alvo a ser cortado da mesa.


De acordo com a prévia da inflação oficial do país medida pelo IBGE, o preço da batata disparou 33,37% entre outubro e novembro. Para piorar, o reajuste não veio sozinho, já que todos os itens que já vinham apresentando alta continuaram na escalada de preços entre meados do mês passado e deste. O óleo de soja subiu 14,85%, a carne aumentou 4,89% e o arroz continua em alta, com reajuste de 8,29%.


O motivo da alta pode estar nas questões climáticas. Segundo pesquisa do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o final da safra de inverno da batata e uma quebra de produção na região Sul diminuíram a oferta do produto e influenciaram na alta dos preços. O governo, por sua vez, não ajuda por não controlar a inflação, ou dando garantia de sobrevivência aos mais vulneráveis, que resistem diariamente por um milagre.