MP da privatização da Caixa vai perder validade 

A Medida Provisória 995, que abre brechas para a privatização de subsidiárias da Caixa, vai perder a validade nesta quinta-feira (03/12). Porém, o período em vigor já foi suficiente para preparar áreas essenciais do banco para venda. Dessa forma, as regras da MP só ficam em vigor até esta semana e depois as operações previstas voltam a ser proibidas. 


Mas, o governo Bolsonaro já tratou de acelerar os procedimentos para concretizar a privatização, inclusive do banco digital.  A MP 995 autoriza, até o fim de 2021, que as subsidiárias da Caixa constituam outras empresas e adquiriam o controle societário ou participação minoritária em sociedades empresariais privadas. Assim, as subsidiárias são vistas como um meio mais fácil para privatizar a estatal.


A Medida recebeu mais de 412 emendas de parlamentares para modificar o teor do texto e o atraso é resultado da luta em defesa da Caixa 100%. A mobilização conta com a participação da população, trabalhadores e entidades representativas dos empregados.