Mundo enfrenta maior desafio humanitário

O ano de 2020 foi atípico, com diversos conflitos, mudanças climáticas e com a pandemia do coronavírus. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo está enfrentando a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.


A Organização ainda comentou que milhares de crianças ao redor do mundo estão sem ir à escola. Outro ameaça apontada foi o número de pessoas que estão em risco de morrer por fome que duplicou. Sem contar com os níveis de pobreza extrema que aumentaram pela primeira vez em 22 anos.


Com os déficits severos que os orçamentos de ajuda humanitária têm enfrentado, a pandemia de nível global do Covid-19 tende a piorar. O objetivo mundial neste momento é mobilizar para apoiar quem está em maior risco nestes tempos sem precedentes.


A ONU informou que necessita, atualmente, de US $ 35 bilhões para levar ajuda vital a 160 milhões das pessoas mais vulneráveis. Ainda aponta que é fundamental abordar as causas profundas que impulsionam as necessidades humanitárias, a começar pelos conflitos, e continua reiterando o pedido de um cessar-fogo global até ao final de 2020.