Alta nos casos de Covid-19 é tema do coletivo de saúde

O cuidado com a vida dos bancários é fundamental neste momento de uma retomada de aumento de números de casos por coronavírus. Com o intuito de discutir protocolos e a preservação dos trabalhadores, o Coletivo Nacional de Saúde esteve reunido na manhã desta terça-feira (02/12), e a tarde com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para reforçar medidas de segurança no trabalho.


Durante as duas reuniões, o Coletivo enfatizou a necessidade de haver campanhas de conscientização dos trabalhadores e clientes para que não sejam afrouxadas as medidas de prevenção. A pandemia ainda não acabou, e por isso todas as medidas de segurança devem ser continuadas, e os bancos têm a obrigação de manter o rigor de todos os protocolos estabelecidos para segurança de todos.


Na oportunidade, também foi discutido a complementação salarial, a cláusula 29, que estabelecem o adiantamento emergencial de salário durante período de transição entre o afastamento por doença. Os bancários que tiveram o pagamento efetuado pelo INSS, no valor de R$1045,00, têm direito a complementação. Porém os bancos alegam que o valor seria um adiantamento. O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Célio Pereira, que esteve presente na reunião, sugeriu que não houvesse nenhum desconto dos trabalhadores que tiverem o benefício antecipado até que fosse concluído todo o processo.


Quantos os casos de coronavírus, foi solicitado que os bancos disponibilizassem um canal para atendimento em casos de suspeita de contaminação, e para que fosse estabelecido o protocolo de cada empresa. O Coletivo e a Fenaban seguem atentos e preocupados quanto a disponibilidade de vacinação para categoria, que ainda não está disponível, mas já planejam um esquema para imunização de toda a categoria.