Bolsonaro culpa brasileiros pelo desemprego no país

Para se eximir, mais uma vez, da responsabilidade da crise social e econômica instalada no Brasil, Bolsonaro culpou os brasileiros pelo alto índice de desemprego. Afirmou que a população não tem preparo, mas esqueceu de citar a inércia do governo para criar políticas que gerem renda e emprego e tirar o povo da miséria.


A Pnad Covid, do IBGE, mostrou que o país possuía 14 milhões de desempregados em novembro. A taxa de desocupação é de 14,2%. Aumento de 2,0% em comparação com o mês de outubro e de 38,6% desde maio. Entre as mulheres, a taxa foi 17,2% maior que a deles.  


No recorte por regiões, o Nordeste lidera com maior número de desempregados. A taxa saiu de 17,3% para 17,8%. As demais regiões ficaram com índices entre 9% e 15%.  Enquanto por grupo de idade, os jovens de 14 a 29 anos são os mais atingidos. O percentual chega a 24,2%.


O IBGE ainda aponta que a força de trabalho chegou a 98,7 milhões no mesmo período, sendo que a quantidade de pessoas na informalidade foi de 29,2 milhões em novembro. Prova de que o governo tem que manter o auxílio emergencial é que a pesquisa mostrou que o Norte e Nordeste foram as regiões com os maiores percentuais de domicílios recebendo o benefício, 57,0% e 55,3%, respectivamente.