Entidades lançam carta por vacinação universal e gratuita

Um total de 29 entidades representando membros da sociedade civil e profissionais da saúde assinaram a carta Vacinar no SUS é um direito de todas e todos e um dever do Estado. 

 

O documento em defesa da vacinação pelo sistema público foi lançado pela Frente pela Vida, campanha que reúne entidades em defesa do SUS desde o início da pandemia, logo após o anúncio feito no domingo (3/1) pela Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas de que clínicas privadas negociam a importação de 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento na Índia pelo laboratório Bharat Biotech.

 

O documento destaca que “numa sociedade como a nossa, marcada por grotescas desigualdades sociais, é moralmente inaceitável que a capacidade de pagar seja critério para acesso preferencial à vacinação contra a Covid-19. Caso isso ocorra, uma fila com base em riscos de se infectar, adoecer e morrer será desmontada. É inadmissível, portanto, permitir que pessoas com dinheiro pulem a fila de vacinação por meio da compra de vacinas em clínicas privadas”.

 

Diversos países em todo o mundo têm definido um modelo de prioridades para a implementação da campanha de vacinação com base em critérios epidemiológicos e de vulnerabilidade social.

 

“Somente o SUS, por intermédio do Programa Nacional de Imunização (PNI), poderá garantir a vacinação de toda a população brasileira com base nesses critérios. Seringas, agulhas, insumos de biossegurança e adequada logística e competência são necessárias para atingirmos este objetivo”, aponta o documento que também destaca as “consequências nefastas da venda de vacinas contra a Covid-19 por clínicas privadas”.

 

Fonte: Portal Vermelho