Homens dominam empregos com carteira assinada

As mulheres perderam ainda mais espaço no mercado de trabalho com a pandemia do coronavírus. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o país gerou 107,5 mil vagas com carteira assinada para homens de março a novembro. Já para o público feminino, foram fechados 220,4 mil empregos formais.


Antes da pandemia, em fevereiro, as mulheres representavam 40,75% dos contratos com carteira assinada e os homens, 59,25%. Porém, a proporção aumentou nos meses seguintes, quando as trabalhadoras foram responsáveis por 47% dos desligamentos e eles por 53%.


O Ministério da Economia justificou que os setores com maior participação feminina, como o comércio e serviços, foram mais afetados pelo fechamento de postos de trabalho, em decorrência das medidas de distanciamento social. Mas, o governo até agora não apresentou nenhum plano de recuperação de emprego para os milhões de desempregados do país.


Nos primeiros meses da pandemia, o Brasil fechou 1,6 milhão de postos de trabalho. Atualmente, de acordo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Covid-19, do IBGE, o país já soma mais de 14 milhões de pessoas sem emprego.