Mascote ajuda na campanha para tributar os super-ricos

Para fortalecer a campanha Tributar os Super-ricos e ilustrar de maneira didática e acessível a todos o quanto os ricos pagam pouco ou quase nada sobre rendas altas, foi criada pelo cartunista Aroeira a mascote Niara.


Mais de 70 organizações brasileiras participam da campanha, que busca promover a igualdade tributária no país. Enquanto os pobres pagam proporcionalmente muito mais devido ao imposto sobre o consumo, ricos desembolsam muito pouco sobre rendimentos, patrimônios e heranças.


A iniciativa também cobra medidas para enfrentar a grave crise aprofundada pela pandemia e contribuir para a retomada do crescimento do país. A campanha apresenta oito propostas, que têm a meta de promover um aumento de arrecadação de quase R$ 300 bilhões, tributando apenas as altas rendas e grandes patrimônios dos 0,3% mais ricos do Brasil. 


Entre as propostas, correção das distorções do Imposto de Renda, elevando o limite de isenção para baixas rendas; criação do IGF (Imposto Sobre Grandes Fortunas) sobre as riquezas das pessoas físicas que ultrapassarem R$ 10 milhões; além de criar regras para combater a sonegação.