Sindicato discute demandas com Superintendência do BB

Os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia se reuniram, na manhã desta sexta-feira (08/01), com o novo superintendente estadual do Banco do Brasil, Eduardo Lima, para tratar sobre diversas demandas do funcionalismo da instituição financeira no Estado. Na pauta, condições de trabalho, protocolos relacionados à pandemia de Covid-19, assédio moral e a cobrança de metas excessivas nas agências do BB e as ameaças de descomissionamentos constantes sofridas pelos funcionários.  


Os trabalhadores têm denunciado um alto índice de sobrecarga de trabalho e pressão para o cumprimento das metas, que estão cada vez mais absurdas. Há relatos de adoecimento dos bancários por conta da pressão. Na oportunidade, a diretoria do Sindicato cobrou a sanitização mais eficaz dos locais e um acompanhamento de perto dos casos em que há contaminação por Covid-19 com a busca do respectivo afastamento da equipe para diminuir os riscos de contágio. 


Além disso, foi tratada também a mudança do contrato da empresa terceirizada que realiza as atividades de limpeza e copa nas agências. O SBBA cobrou posição do banco, pois a entidade tomou conhecimento que haveria redução salarial dos profissionais. O superintendente afirmou que não é a diretriz do BB e que vai conversar com a empresa que venceu a licitação, mas disse que não haverá mudanças bruscas no contrato de trabalho.

 

O Banco do Brasil é uma empresa essencial para economia do país. Um agente de desenvolvimento. No entanto, é importante que haja valorização e reconhecimento dos trabalhadores e, inclusive, proteção à sociedade, já que as agências podem se transformar em grandes focos de contaminação. O Sindicato da Bahia segue atento em cada local de trabalho.  


”Cobramos mais investimento na proteção, como a medição da temperatura na entrada das unidades e uma busca mais eficaz de higienização das agências, além da garantia de que o banco realize orientações para evitar aglomeração”, reforçou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Do SBBA também participaram o diretor Jurídico, Fabio Lédo, a secretária geral Jussara Barbosa e o diretor Antonio Silva, além do gerente de Negócios do BB, Romeu Squiavon.