Campanha Janeiro Branco propõe pacto pela saúde mental

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção ao adoecimento mental. O mês foi escolhido propositalmente por representar um momento de reflexão, esperanças e idealizações com a chegada de um novo ano.


Os psiquiatras alertam para a necessidade de cuidados com a saúde mental, principalmente por diversos problemas devido à pandemia do coronavírus. Especialistas já constataram que a crise de saúde e o teletrabalho acabaram desencadeando uma série de vulnerabilidades como ansiedade, nervosismo ou tensão, perturbação de sono e uso abusivo de álcool e medicamentos, principalmente entre os trabalhadores de serviços essenciais, como os bancários.


Segundo os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Com o governo Bolsonaro, programas de prevenção à saúde mental serão desabilitados, atingindo principalmente a população em situação de rua e pessoas com transtornos mentais.


O Sindicato alerta que os bancários que estão se sentido depressivos, ansiosos ou angustiados podem procurar apoio psicológico no Departamento de Saúde da entidade. Serão prestadas orientações e encaminhamentos adequados.