Sindicato realiza ato em defesa dos empregados da Caixa 

Nesta terça-feira, 12 de janeiro, às 7h, o Sindicato dos Bancários da Bahia promove um ato na frente da agência da Caixa, nas Mercês, em Salvador, como ponto alto da campanha de valorização dos empegados do banco público, responsáveis por um trabalho árduo diariamente.


A data foi escolhida por ser o aniversário de 160 anos da Caixa, estatal voltada para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O protesto do SBBA alerta para o desmonte orquestrado pelo governo Bolsonaro sofrido pela instituição financeira. O banco sofre com o fechamento de postos de trabalho e de milhares de agências espalhadas pelo país. 


Hoje, a Caixa possui menos de 85 mil trabalhadores para atender a população e em 2014 chegou a ter 101 mil. Os empregados se desdobraram em jornadas exaustivas, sofrendo riscos de contaminação nas agências lotadas e com quadro de pessoal reduzido e ainda são cobrados com metas desumanas desde o início da pandemia de Covid-19.


No ato, além de defender a Caixa 100% pública, o Sindicato dos Bancários da Bahia vai reivindicar melhores condições de trabalho, mais contratações para diminuir a sobrecarga para os empregados e melhorar o atendimento para os clientes. De março até agora, os trabalhadores do banco atenderam quase metade da população ou cerca de 120 milhões de brasileiros.


A Caixa é o banco da habitação, do financiamento imobiliário, do FGTS, do Bolsa Família, do repasse de recursos das loterias, da oferta de crédito e financiamento de obras de infraestrutura. Na pandemia, se destacou ainda por ser responsável pelo pagamento do auxílio emergencial. Ainda marca presença em cidades e regiões nas quais os bancos privados não têm interesse.