Governo ameaça os programas sociais da Caixa

O governo Bolsonaro não está nem aí para o papel social que a Caixa tem desenvolvido durante os 160 anos. Segue ameaçando a continuidade dos programas sociais que socorrem à população mais vulnerável. Exemplo disso é novo programa habitacional, substituto do Minha Casa, Minha Vida, que vai acabar com a construção de moradias dignas para as famílias mais carente do Brasil. 


Vale lembrar que das 4,5 milhões de moradias populares construídas pelo MCMV, quase 1,5 milhão foi destinada às famílias com renda de até R$ 1,8 mil. Ainda era dado subsídio de 90%, mas isso acabou com o Casa Verde e Amarelo de Bolsonaro. Agora, a prioridade não será reduzir juros e estimular empréstimos, inclusive para regularização fundiária, para a população desempregada e sem renda. Apenas um negócio para os cartórios e para os bancos.


A Caixa é responsável por 90% da habitação popular no Brasil. Os movimentos por moradia popular criticam a agenda neoliberal do governo que tenta pôr fim no banco público responsável por contribuir com o desenvolvimento do país e reduzir as desigualdades sociais e econômicas.