Governo desativou 3 mil leitos de UTI do SUS

Como mais uma atitude nefasta do governo Bolsonaro, entre julho e outubro de 2020, foram desativados 3.009 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS, dos 21.651 criados para a pandemia do coronavírus. Os dados são parte do IDO (Índice de Desigualdade na Oferta).


No Brasil, mais de 200 mil pessoas morreram por causa da Covid-19 em menos de um ano, o equivalente a toda a população da cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O estado desativou 87% dos leitos de UTI que havia criado em função da pandemia entre os meses de fevereiro e julho, e viveu um completo caos na saúde pública.


Quem também passam por grandes transtornos na saúde em meio à pandemia é o Amazonas. Foram desativados 85% dos leitos e agora o estado enfrenta a falta do oxigênio, insumo vital para o internamento nos hospitais.


A pesquisa avalia que houve uma evolução positiva, com o crescimento da oferta de leitos, sobretudo de UTI ao longo da pandemia. Porém, diante da ausência do governo federal em manter os recursos para os estados, o número de vagas teve uma queda abrupta, não sendo possível comportar a demanda com a segunda onda do coronavírus.