Para os brasileiros, economia está no caminho errado

Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (18/01), revela que para 54% dos entrevistados, a economia está no caminho errado, enquanto 34% acreditam que a política neoliberal de Paulo Guedes está no caminho certo. 

Quando se trata do auxílio emergencial pago pelo governo até dezembro, 50% defendem que o benefício seja recriado. Outros 47% acreditam que não vai haver uma nova rodada de pagamentos. 

Em relação ao enfrentamento à pandemia, 52% dos entrevistados classificam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro. De maneira geral, a pesquisa XP/Ipespe mostra que subiu de 35% para 40% a parcela da população que considera ruim ou péssimo o governo de Jair Bolsonaro, enquanto os que veem a gestão como ótima ou boa caíram de 38% para 32%.

O agravamento da pandemia de Covid-19 e a situação do país, com economia fragilizada, desemprego alto e preços de alimentos alarmantes, contribuíram para a queda na aprovação de Jair Bolsonaro. 

A pesquisa foi realizada no período de 11 a 14 de janeiro e ouviu, por telefone, 1.000 eleitores de todas as regiões do Brasil. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.