Fórum Social Mundial discute o mundo pós-Covid-19

A pandemia mudou a vida de toda a população mundial. Por isso, o período pós-Covid-19 será o principal tema da edição deste ano do Fórum Social Mundial, evento que completa 20 anos promovendo políticas públicas em diversos países. A programação do FSM já começa neste sábado (23/01) e segue até dia 31. 


Por conta da pandemia, o Fórum será totalmente online e contará com as participações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando os países da América Latina, e da filósofa e ativista estadunidense Angela Davis  pela América do Norte. Terá debates sobre justiça social, meio ambiente, democracia e sobre os impactos da crise sanitária no mundo feminino, que foi um dos mais abalados. 


Este período crítico também serviu para reforçar o papel das gestões públicas. No Brasil destaque para o SUS (Sistema Único de Saúde) no enfrentamento da Covid-19 e a importância dos bancos públicos, sobretudo da Caixa, que realizou, sozinha, o pagamento dos benefícios emergenciais para o povo.


Com o tema Outro Mundo é Possível, necessário e urgente, o Fórum Social Mundial vai, mais uma vez, reforçar a necessidade das discussões para que os governos apontem soluções efetivas para socorrer a população mais vulnerável. Para o pós pandemia, as expectativas não são as melhores.