Governo Bolsonaro ignora necessidade do auxílio emergencial


Mesmo com o aumento de casos de Covid-19 no Brasil e a situação de colapso da pandemia em alguns estados, o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, afirma que o atual cenário do país não demanda um novo auxílio emergencial. O povo que precisa sente na pele as consequências da política neoliberal e descaso do governo.


A discussão acerca do benefício foi retomada após os candidatos à presidência da Câmara Federal citarem a possibilidade de a medida ser relançada como socorro para a população mais vulnerável. O auxílio emergencial foi pago para mais de 60 milhões de brasileiros entre abril e dezembro de 2020. O valor inicial foi R$ 600,00 após pressão dos movimentos sociais e sindicais. Mas, a partir de setembro, Jair Bolsonaro reduziu para R$ 300,00. 


Enquanto esperam alguma decisão, milhões de pessoas estão sem saber como sobreviver sem renda e com medo do vírus. Já o governo tem priorizado estudos para realizar a liberação de saques de recursos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do 13º dos aposentados.