Estudo mostra processo de desmonte do BB

Um estudo elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas), que detalha a estrutura do Banco do Brasil, foi entregue nesta terça-feira (19/01) a parlamentares que atuam em defesa das empresas públicas. 


O levantamento revela que o banco vem passando por processo de desmonte, que culmina no projeto de reestruturação, anunciado na semana passada, com o objetivo de demitir mais de 5 mil funcionários.


Os membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e Soberania receberam o estudo de 24 páginas, que mostra, entre outros aspectos, resultados financeiros do banco, composição das despesas com pessoal, saldo de empregos, tendência de queda dos postos de trabalho no setor bancário, número de agências, postos e rede de atendimento, além de clientes do Banco do Brasil.


O estudo destaca o processo de desmonte e esvaziamento realizado nos últimos anos. O BB tem 20 mil empregos a menos desde 2013 e 17 mil a menos desde janeiro de 2016. Outro fato importante é que desde 2016, foram fechadas 1.072 agências e houve uma redução da carteira de crédito da ordem de 29%.


Se destaca como atuação importantíssima do BB que 17,7% dos municípios brasileiros contam apenas com agências de bancos públicos. Outro fator de relevância é que a instituição sozinha é responsável por 55% do crédito rural no Brasil, percentual que chega a 93% no Norte do país e quase 80% no Nordeste e Centro-Oeste. Com a reestruturação, haverá um esvaziamento do papel desempenhado pela empresa, atrasando o desenvolvimento das regiões mais carentes do país. 

Últimas notícias

Até sexta para votar na Chapa 1

Banco do Brasil

Vote na chapa 1 para a Previ

Banco do Brasil