Mobilização do Sindicato dos Bancários da Bahia contra o desmonte do BB

Em resistência à reestruturação do Banco do Brasil, a mobilização contra o desmonte da instituição financeira é forte em todo o país, nesta quinta-feira (21/01). A direção do BB pretende desligar 5 mil funcionários sem reposição do quadro e fechar centenas de agências e cortar o salário de milhares de trabalhadores.


No Dia Nacional de Luta contra o Desmonte do Banco do Brasil, o Sindicato dos Bancários da Bahia fez um protesto na agência do Shopping da Bahia, em Salvador, chamando atenção da população para o objetivo do governo Bolsonaro: destruir o BB, uma das principais empresas do país e um dos maiores bancos da América Latina. 


As medidas do desmonte impactam diretamente a vida da sociedade. Mas, o BB é fundamental para o desenvolvimento nacional. Rentável, eficiente e que ainda dá lucro ao Tesouro Nacional, além de possuir um corpo de funcionários, maior patrimônio da estatal, tecnicamente preparados. 


Um dos principais instrumentos de financiamento do desenvolvimento nacional, o Banco do Brasil atende a municípios, estados e a vários segmentos da economia que os privados não atuariam. Como é o caso da agricultura familiar, responsável pela produção de 80% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. 


Os diretores do Sindicato da Bahia deram o recado aos clientes e empregados no ato. O governo já colocou à venda partes importantes do Banco do Brasil e agora ataca os direitos dos trabalhadores, fechando agências e reduzindo o quadro de pessoal. Através do plano estão previstas mudanças em 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. No total, 361 unidades serão desativadas, sendo 112 agências e 242 PAs.