Privatizar banco digital da Caixa não ajuda a economia

Em mais um ataque às estatais, o Banco Central autorizou a criação do Banco Digital da Caixa. Mais um passo para a instituição financeira ser privatizada. O governo Bolsonaro quer vender a subsidiária, que é lucrativa e estratégica ao país e aos cofres públicos, para a iniciativa privada depois de todo o esforço dos empregados para implantar a ferramenta em tempo hábil para atender a população na pandemia.


Foi através do trabalho dos bancários da Caixa que a plataforma digital do Caixa Tem foi criada, viabilizando o pagamento de 67 milhões de benefícios do auxílio emergencial para as pessoas atingidas pela crise sanitária. Agora o governo federal quer entregar o ativo, que possui 105 milhões de contas abertas, para os bancos privados. 


O movimento sindical, junto com os empregados, tem lutado há muito tempo para barrar as tentativas de privatização da Caixa. É notável que a economia do país não será salva caso partes rentáveis do único banco 100% público forem privatizadas para ir fatiando a empresa até vendê-lo por completo. 


“Isso não vai resolver o problema da economia e ainda fará o próprio governo perder dinheiro, pois a Caixa repassa bilhões ao Tesouro todo ano. Os interesses de bancos privados não podem estar acima do interesse nacional”, reforçou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.