Notícia

[Sindicato faz parte da história da Bahia e do Brasil ]

Sindicato faz parte da história da Bahia e do Brasil 

Postado dia: 17/02/2021 - 09:36

O Sindicato dos Bancários da Bahia é peça carimbada em vários momentos importantes no Estado e no Brasil. No dia 16 de maio de 2001, aconteceu a histórica invasão do prédio da Faculdade de Direito da UFBA (Universidade Federal da Bahia) pela Polícia Militar da Bahia, ordenada pelo então governador do Estado César Borges, contra as manifestações dos estudantes pela cassação dos senadores ACM e Arruda. 


O cinegrafista do SBBA, Rogério Almeida, estava na hora exata e no local certo e foi o único a filmar as imagens exibidas nacionalmente. Foi possível ver cenas brutalidade e repressão. Cerca de 30 estudantes sendo feridos pela PM. A manifestação foi convocada pela UNE e centrais sindicais contou com a participação de mais de 50 mil pessoas. 


À época, O Bancário, jornal diário do Sindicato da Bahia, rompeu a censura praticada pelos demais veículos de comunicação. A publicação fez questão de mostrar para todo o país os métodos antidemocráticos do então senador Antonio Carlos Magalhães. O todo poderoso na Bahia violou o painel do Senado.