Sindicatos mobilizados contra o desmonte do Banco do Brasil

Os funcionários do Banco do Brasil e movimento sindical, inclusive o Sindicato dos Bancários da Bahia, estão empenhados para mostrar à sociedade que a empresa deve ser mantida como instituição pública brasileira. A resistência é contra as medidas de reestruturações propostas pela direção do BB e pelo governo Bolsonaro.


É fundamental que todos se unam em defesa do Banco do Brasil. Através do Pronaf, R$ 27 bilhões foram destinados à agricultura familiar em 2020 e são os pequenos agricultores produzem 70% dos alimentos consumidos no país. O BB ainda é responsável por 67% do crédito à agropecuária.


Também financia esporte, cultura, casa própria, entre outras áreas. Com tudo isso, mesmo assim, foi apresentado na Câmara Federal o Projeto de Lei 461/21, que abre a possibilidade de privatização do Banco do Brasil, com a inclusão no Programa Nacional de Desestatização. 


A população deve ficar alerta ao desmonte da estatal, que teve início no governo Temer, mas que Bolsonaro está acelerando. O plano de reestruturação do Banco do Brasil foi anunciado em janeiro e prevê descomissionamento, demissão de cinco mil funcionários, desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 Postos de Atendimento, conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA em agências. Além da transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa.