Março, mês da Mulher, com ações de defesa à vida

A pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais a violência vivida pelas mulheres em casa e nas relações de trabalho. Neste ano, março, o mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, será marcado por mais ações pelo fim da violência, emprego decente e vacinação. 

 

Na segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, 12h, acontece um tuitaço com a hashtag #MulheresNaLutaPelaVida. A mobilização vai contar ainda com a colocação de lenços na cor lilás nas janelas das residências.


Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram a urgência em ampliar a mobilização. Os números indicam que 1.314 mulheres foram assassinadas por questões de gênero no ano passado, alta de 7,3% ante 2019.


As relações trabalhistas também castigam as mulheres e 30% das trabalhadoras pensaram em deixar o trabalho em 2020 por conta da sobrecarga e do assédio moral, aponta pesquisa Kearney. 


A política ultraconservadora e genocida do governo Bolsonaro colabora para elevar os dados alarmantes. Também representa uma ameaça aos direitos das mulheres e de toda a população.