Luta por contratações na Caixa chega à Câmara 

A fim de viabilizar as contratações na Caixa, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal debate, em audiência pública, na segunda-feira, às 10h, a situação dos aprovados no concurso da Caixa em 2014. 


Recentemente, o banco divulgou lucro líquido de R$ 13,169 bilhões em 2020 e confirmou que 76 novas agências serão inauguradas. No anúncio, informou que a convocação de 2.766 aprovados no concurso de 2014. O número de admissões é baixo e não supre a demanda da instituição, que já atua com déficit de mão de obra, que chega a quase 20 mil trabalhadores. 


A Caixa chegou a ter 101,5 mil empregados em 2014. Hoje, conta com cerca de 82 mil trabalhadores, fruto do desmonte iniciado pelo governo Temer e aprofundado por Bolsonaro. O Sindicato dos Bancários da Bahia tem lutado nos últimos anos, inclusive, com ação judicial pelo aumento do quadro de pessoal. O presidente da entidade e membro do Comando Nacional, Augusto Vasconcelos, vai participar da audiência e defender a necessidade de mais contratações para reduzir a sobrecarga e dar ao público um atendimento digno. 


De iniciativa do deputado Jorge Solla (PT-BA), a audiência pública também conta com a participação do presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, dos representantes da Caixa e do TCU (Tribunal de Contas da União), além da presidenta da Comissão Independente dos Aprovados da Caixa 2014, Isabela Freitas.